segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Professor Alberto Mesquita de Camargo

Professor Alberto Mesquita de Camargo

Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo, bairros de São Paulo, história de São Paulo, Vila Formosa, Vila Manchester, Vila Matilde, Aricanduva
Profº Alberto de Mesquita de Camargo 
Na Praça Barão Homem de Melo (Vila Santa Isabel), fica o EMEI Professor Alberto Mesquita de Camargo.

Ele é irmão de nossa patronesse Profª Ana Mesquita de Camargo e foi um dos fundadores da Apeoesp e da Universidade São Judas.

O Prof. Alberto Mesquita de Camargo nasceu em Cabreúva, estado de São Paulo. Filho de Antônio da Silveira Camargo e Francisca Eugênia de Mesquita. Casou-se, em 1957, com a Professora Alzira Altenfelder Silva Mesquita, com quem teve quatro filhos.

Fez o curso primário no Grupo Escolar de Cabreúva e o concluiu no Seminário Menor de Pirapora do Bom Jesus. 

Em 1926, matriculou-se no Seminário maior de São Paulo, onde estudou Filosofia.

Foi um dos fundadores da Apeoesp, em 1943, tornando-se o primeiro diretor.
Em 1945, foi nomeado Assistente da Cadeira de Filosofia Portuguesa da Universidade de São Paulo, e logo em seguida, foi classificado em primeiro lugar o concurso estadual para lecionar Português. Neste mesmo ano, foi escolhido para lecionar no Colégio Des Oiseaux, e em seguida, na Faculdade Sedes Sapientes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mais tarde, continuou seus estudos, concluindo o bacharelado nos cursos de Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e Direito, pela Faculdade de Direito de Niterói, Rio de Janeiro. Fez pós-graduação em Português na PUC.

Em 1946, junto com sua esposa, criou o Curso de Admissão ao Ginásio, que oferecia ensino, sendo que, em pouco tempo, já contava com 320 alunos.

Para atender a demanda, foi construído um prédio, na Rua Clark, para sediar os cursos primário e ginasial e, em 1965, fundaram o Colégio São Judas Tadeu.

Em 1966, foi nomeado 1o. Secretário do Conselho Estadual de Educação.

Em 1971, fundou a Faculdade São Judas Tadeu, que viria a tornar-se universidade em 1989.

Foi fundador, idealizador e Chanceler da Universidade São Judas. 

Publicou uma série de livros. Dentre as obras: "Machado de Assis e o Vernáculo", "Existe uma Língua Brasileira?", "Introdução à Filosofia Romana", "Lições de Latim - Vol. 1 e 2", "Considerações sobre a Escola Particular", "Considerações sobre Bolsas de Estudos", "Melhore o Seu Português", "Nas Mãos de Deus", "Teoria da Literatura", "Antologia Literária da Língua Portuguesa", "A Chave da Língua Portuguesa e da Estilística".

Faleceu em janeiro de 1995.

Créditos: http://vilasantaisabelsp.blogspot.com.br/2014/07/professor-alberto-mesquita-de-camargo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário