Professor Alberto Mesquita de Camargo
Profº Alberto de Mesquita de Camargo |
Ele é irmão de nossa patronesse Profª Ana Mesquita de Camargo e foi um dos fundadores da Apeoesp e da Universidade São Judas.
O Prof. Alberto Mesquita de Camargo nasceu em Cabreúva, estado de São Paulo. Filho de Antônio da Silveira Camargo e Francisca Eugênia de Mesquita. Casou-se, em 1957, com a Professora Alzira Altenfelder Silva Mesquita, com quem teve quatro filhos.
Fez o curso primário no Grupo Escolar de Cabreúva e o concluiu no Seminário Menor de Pirapora do Bom Jesus.
Em 1926, matriculou-se no Seminário maior de São Paulo, onde estudou Filosofia.
Foi um dos fundadores da Apeoesp, em 1943, tornando-se o primeiro diretor.
Em 1945, foi nomeado Assistente da Cadeira de Filosofia Portuguesa da Universidade de São Paulo, e logo em seguida, foi classificado em primeiro lugar o concurso estadual para lecionar Português. Neste mesmo ano, foi escolhido para lecionar no Colégio Des Oiseaux, e em seguida, na Faculdade Sedes Sapientes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mais tarde, continuou seus estudos, concluindo o bacharelado nos cursos de Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e Direito, pela Faculdade de Direito de Niterói, Rio de Janeiro. Fez pós-graduação em Português na PUC.
Em 1946, junto com sua esposa, criou o Curso de Admissão ao Ginásio, que oferecia ensino, sendo que, em pouco tempo, já contava com 320 alunos.
Para atender a demanda, foi construído um prédio, na Rua Clark, para sediar os cursos primário e ginasial e, em 1965, fundaram o Colégio São Judas Tadeu.
Em 1966, foi nomeado 1o. Secretário do Conselho Estadual de Educação.
Em 1971, fundou a Faculdade São Judas Tadeu, que viria a tornar-se universidade em 1989.
Foi fundador, idealizador e Chanceler da Universidade São Judas.
Publicou uma série de livros. Dentre as obras: "Machado de Assis e o Vernáculo", "Existe uma Língua Brasileira?", "Introdução à Filosofia Romana", "Lições de Latim - Vol. 1 e 2", "Considerações sobre a Escola Particular", "Considerações sobre Bolsas de Estudos", "Melhore o Seu Português", "Nas Mãos de Deus", "Teoria da Literatura", "Antologia Literária da Língua Portuguesa", "A Chave da Língua Portuguesa e da Estilística".
Faleceu em janeiro de 1995.
Créditos: http://vilasantaisabelsp.blogspot.com.br/2014/07/professor-alberto-mesquita-de-camargo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário